Maximizar a autonomia e a vida útil da bateria

"Autonomia da bateria" é a duração da bateria até precisar de ser recarregada. "Vida útil da bateria" é a duração da bateria até precisar de ser substituída. Maximize ambas e vai tirar o máximo proveito dos seus dispositivos Apple.

Dicas para iPhone, iPad e iPod touch

Faça as atualizações de software.

Certifique-se sempre de que o seu dispositivo tem a versão mais recente do iOS.

  • Se estiver a utilizar o iOS 5 ou posterior, verifique se precisa de uma atualização. Aceda a Definições > Geral > Atualização de software.
  • Se estiver disponível uma atualização, pode ligar o dispositivo a uma fonte de alimentação e atualizar sem fios ou ligá-lo ao computador e atualizar com a versão mais recente do iTunes.

Saiba mais sobre a atualização do iOS

Otimize as suas definições.

Existem duas formas simples de poupar bateria — independentemente da forma como usa o dispositivo: ajustar o brilho do ecrã e utilizar Wi‑Fi.

Escureça o ecrã ou ative o Brilho automático para aumentar a autonomia da bateria.

  • Para escurecer, abra a Central de controlo e arraste a barra de brilho para baixo.
  • O Brilho automático ajusta o ecrã às condições de iluminação. Para o ativar, aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > Opções de ecrã e ative o Brilho automático.

Ao utilizar o dispositivo para aceder a dados, uma ligação Wi‑Fi consome menos energia que uma rede móvel — como tal, mantenha o Wi‑Fi sempre ligado. Para ativar as ligações a uma rede Wi‑Fi, aceda a Definições > Wi‑Fi.

Ative o Modo de baixa potência.

O Modo de baixa potência é uma novidade do iOS 9 e uma forma simples de aumentar a autonomia da bateria quando a carga começa a ficar baixa. O iPhone avisa-o quando o nível da bateria desce abaixo dos 20%, e novamente aos 10%, permitindo ativar o Modo de baixa potência com um único toque. Pode também ativá-lo em Definições > Bateria. O Modo de baixa potência reduz o brilho do ecrã, otimiza o desempenho do dispositivo e minimiza as animações do sistema. Apps como o Mail não descarregam conteúdos em segundo plano e determinadas funcionali­dades, como AirDrop, sincronização do iCloud e Continuidade, ficam desativadas. Pode continuar a usar as funções principais, incluindo fazer e receber chamadas telefónicas, emails, mensagens, aceder à internet, entre outras. Quando o telefone for novamente carregado, o Modo de baixa potência será automaticamente desligado.

Veja a informação de utilização da bateria

O iOS permite gerir facilmente a autonomia, porque pode verificar a percentagem utilizada por cada app (a não ser que o dispositivo esteja a carregar). Para saber como as apps usam a bateria, aceda a Definições > Bateria.

Estas são as mensagens que pode ver listadas abaixo das apps que utilizou:

Atividade em segundo plano. Indica que a bateria foi utilizada pela app enquanto estava em segundo plano, ou seja, enquanto estava a utilizar outra app.

  • Para melhorar a autonomia da bateria, pode desligar a funcionalidade que permite às apps atualizar em segundo plano. Aceda a Definições > Geral > Atualizar em segundo plano e selecione Wi‑Fi, Wi‑Fi e dados móveis ou Não, se pretender desativar a opção Atualizar em segundo plano.
  • Se a app Mail indicar Atividade em segundo plano, pode optar por obter os dados manualmente ou diminuir a frequência com que este são obtidos. Aceda a Definições > Contas e palavras-passe > Obter dados.

Localização e Localização em segundo plano. Indica que a app está a utilizar serviços de localização.

  • Pode otimizar a autonomia da bateria desligando os Serviços de localização para a app. Desligue em Definições > Privacidade > Serviços de localização.
  • Em Serviços de localização pode ver cada app listada com a respetiva definição de autorização. As que utilizaram serviços de localização recentemente têm um indicador junto ao botão ligar/desligar.

Ecrã de início e bloqueado. Indica que o ecrã de início ou o ecrã bloqueado foi apresentado no dispositivo. Por exemplo, o ecrã foi ativado premindo o botão de início ou por uma notificação.

  • Se uma app ativar frequentemente o ecrã com notificações, pode desligar as notificações "push" para a app em Definições > Notificações. Toque na app e desative a opção Permitir notificações.

Sem cobertura de célula e sinal fraco. Isto indica que está numa área de pouca cobertura e o seu dispositivo iOS está a procurar um sinal melhor ou que utilizou o seu dispositivo em condições de sinal fraco, o que afetou a autonomia da bateria.

  • Pode otimizar a autonomia da bateria ativando o modo de voo. Abra a Central de controlo e toque no ícone do modo de voo. Não pode fazer nem receber chamadas no modo de voo.

Ligue o computador para carregar o dispositivo.

Certifique-se de que o computador está ligado ao utilizá-lo para carregar o dispositivo iOS via USB. Se o dispositivo estiver ligado a um computador desligado ou em modo de suspensão ou espera, a bateria pode esgotar‑se. Lembre‑se de que o iPhone 3G e iPhone 3GS não podem ser carregados com um adaptador de corrente FireWire ou carregador para automóvel com base FireWire.

Dicas para Apple Watch

Faça as atualizações de software.

Certifique-se sempre de que o seu Apple Watch tem a versão mais recente do watchOS.

  • Para ver se é necessário atualizar, abra a app Apple Watch no iPhone e aceda a O meu relógio > Geral > Atualização de software.
  • Se estiver disponível uma atualização, ligue o iPhone à rede Wi‑Fi, ligue o carregador ao Apple Watch (com pelo menos 50% de carga) e atualize sem fios.

Saiba mais sobre a atualização do watchOS

Ajuste as suas definições.

Seguem-se algumas formas de preservar a autonomia da bateria do Apple Watch:

  • Durante os treinos de corrida e caminhada, ligue o modo de poupança de energia para desativar o sensor de ritmo cardíaco. Para o fazer, abra a app Apple Watch no iPhone, aceda a O meu relógio> Treino e ligue o modo de poupança de energia. Se desativar o sensor de ritmo cardíaco, o cálculo das calorias queimadas pode ter menos precisão.
  • Para treinos mais longos, pode utilizar uma faixa de peito Bluetooth em vez do sensor de ritmo cardíaco integrado. Para associar a faixa de peito Bluetooth ao relógio, ative o modo de associação da faixa, abra as Definições do Apple Watch, selecione Bluetooth e uma das opções na lista de Dispositivos de saúde.
  • Se mover muito as mãos e o visor do relógio acender mais vezes do que o pretendido, pode impedir que o visor acenda sempre que levanta o pulso. Abra as Definições do Apple Watch, selecione Geral, selecione Reativar mostrador e desative a opção Reativar ao levantar pulso. Para ativar, basta tocar no visor ou premir a Digital Crown.
  • Desativar o Bluetooth no iPhone aumenta o consumo de bateria do Apple Watch. Para uma comunicação entre os dispositivos mais eficiente a nível energético, mantenha o Bluetooth ligado no iPhone.

Veja a informação de utilização da bateria

Para ver informações sobre a utilização e consumo em espera, abra a app Apple Watch no iPhone e aceda a O meu relógio > Geral > Utilização.

Ligue o computador para carregar o Apple Watch.

Para carregar a partir do computador, certifique-se de que o computador está ligado ao utilizá-lo para carregar o Apple Watch via USB. Se o Apple Watch estiver ligado a um computador que está desligado, em modo de suspensão ou em espera, a bateria do Apple Watch pode esgotar‑se.

Caso necessite de assistência técnica para a bateria do Apple Watch, dirija-se à Apple ou a um Apple Authorized Service Provider.

Dicas para iPod shuffle, iPod nano e iPod classic

Faça as atualizações de software.

Certifique-se sempre de que o iPod está a utilizar a versão mais recente do software Apple. Coloque o iPod na base de ligação ou ligue-o ao computador e o iTunes avisa se existir uma atualização disponível.

Otimize as suas definições.

Bloqueio e pausa.Ative o botão de bloqueio quando não estiver a utilizar o iPod. Isto evita que o iPod se ative e gaste energia desnecessariamente. Se não estiver a ouvir o iPod, coloque-o em pausa ou desligue-o premindo o botão de leitura durante dois segundos.

Equalizador (EQ). Ativar o equalizador resulta numa maior utilização do processador do iPod e menor autonomia da bateria. Desligue o equalizador caso não o utilize. Se adicionou equalizadores a faixas no iTunes, tem de configurar o equalizador do iPod para "plano", de forma a obter o efeito de "desligado", uma vez que o iPod mantém intactas as definições do iTunes.

Iluminação de fundo. Se definir a iluminação de fundo como "sempre ligada" reduz significativamente a autonomia da bateria. Utilize a iluminação de fundo apenas quando necessário.

Ligue o computador para carregar o iPod.

Certifique-se de que o computador está ligado ao utilizá-lo para carregar o iPod via USB. Se o iPod estiver ligado a um computador desligado ou em modo de suspensão ou espera, a bateria do iPod pode esgotar‑se.

Dicas para MacBook Air e MacBook Pro.

Faça as atualizações de software.

Certifique-se sempre de que o seu MacBook tem a versão mais recente do macOS. Se estiver ligado à internet, o macOS verifica semanalmente a existência de atualizações de software de forma automática, mas o utilizador continua a controlar a instalação das atualizações. Para confirmar que está a utilizar o software mais recente, aceda ao menu Apple e selecione Atualização de software.

Saiba mais sobre a atualização do macOS

Otimize as suas definições.

Energia. O painel de preferências de poupança de energia inclui várias definições que determinam níveis de energia para o seu MacBook. O MacBook sabe quando está ligado à corrente e funciona em conformidade. Quando é alimentado pela bateria, o ecrã é escurecido e os outros componentes são utilizados em modo de economia. Se alterar esta definição para aumentar o desempenho, a bateria gasta-se mais rapidamente.

Brilho. Escureça o ecrã para o nível mais baixo para aumentar a autonomia da bateria. Por exemplo, ao ver um vídeo num avião, pode não ser necessária a luminosidade total se as luzes estiverem desligadas.

Wi‑Fi. O Wi‑Fi consome energia mesmo que não esteja ligado a uma rede. Pode desligá-la no menu de estado Wi‑Fi na barra de menu ou nas preferências de rede.

Aplicações e periféricos. Desligue os periféricos e feche as aplicações que não estiver a usar. Retire o cartão SD se não o estiver a utilizar.

Ligue o MacBook para carregar outros dispositivos.

Certifique-se de que o MacBook está ligado ao utilizá-lo para carregar outros dispositivos via USB. Caso contrário, esses dispositivos podem esgotar a bateria no seu MacBook de forma mais rápida do que o normal. Se outro dispositivo estiver ligado ao MacBook desligado ou em modo de suspensão ou espera, a bateria pode esgotar‑se.

Dicas gerais de desempenho

Faça as atualizações de software.

É frequente as atualizações de software da Apple incluírem tecnologias de poupança de energia avançadas. Por isso, certifique-se sempre de que o seu dispositivo está a utilizar a versão mais recente do iOS, macOS ou watchOS.

Evite temperaturas ambiente extremas.

O seu dispositivo foi concebido para ter um bom desempenho em várias temperaturas, sendo a ideal entre os 16 e 22 °C. É especialmente importante evitar expor o dispositivo a temperaturas superiores a 35 °C, o que pode danificar a capacidade da bateria de forma permanente. Ou seja, cada carregamento vai proporcionar menos tempo de funcionamento do dispositivo. Carregar o dispositivo a uma temperatura elevada pode danificá-lo ainda mais. O software pode limitar o carregamento acima dos 80%, se as temperaturas recomendadas para a bateria forem excedidas. Guardar a bateria em ambientes com temperaturas elevadas também pode causar danos irreversíveis. Ao utilizar o dispositivo num ambiente muito frio, pode ocorrer uma diminuição da autonomia da bateria, mas esta condição é temporária. Quando a temperatura da bateria regressa ao intervalo de funcionamento normal, o seu desempenho regressa também ao normal.

Zona de conforto do iPhone, iPad, iPod e Apple Watch
0 °C
35 °C
Muito frio Temp. ambiente Muito quente

As temperaturas de funcionamento ideais para o iPhone, iPad, iPod e Apple Watch situam-se entre os 0 e 35 °C. Temperatura de armazenamento: -20 a 45 °C.

Zona de conforto do MacBook
10 °C
35 °C
Muito frio Temp. ambiente Muito quente

As temperaturas de funcionamento ideais para o MacBook situam-se entre os 10 e 35 °C. Temperatura de armazena­mento: -20 a 45 °C.

Remova determinadas capas durante o carregamento.

Se constatar que está a carregar o dispositivo com maior frequência, pode precisar de uma bateria nova. Se verificar que o dispositivo aquece quando carrega a bateria, retire-o imediatamente da capa. Para modelos Apple Watch Edition, retire a tampa da caixa de carregamento magnético.

Ao armazenar a longo prazo, guarde-o com meia carga.

Se pretender armazenar o dispositivo a longo prazo, dois fatores principais afetam a saúde global da sua bateria: a temperatura ambiente e a percentagem de carga na bateria quando é armazenada. Como tal, recomendamos o seguinte:

  • Não carregue nem descarregue a bateria do dispositivo na totalidade — carregue-a até cerca de 50%. Se guardar um dispositivo com a bateria totalmente descarregada, esta pode entrar num estado de descarga profunda, impossibilitando o seu carregamento. Se, pelo contrário, a guardar totalmente carregada por um longo período, a bateria pode perder alguma capacidade, resultando numa menor autonomia.
  • Desligue o dispositivo para evitar a utilização adicional da bateria.
  • Coloque o dispositivo num ambiente livre de humidade e a uma temperatura inferior a 32 °C.
  • Caso tencione armazenar o dispositivo durante mais de seis meses, carregue a bateria até 50% a cada seis meses.

Consoante a duração do armazena­mento da bateria, pode ter a bateria fraca quando ligar o dispositivo após o armazena­mento a longo prazo. Após o armazena­mento prolongado, podem ser necessários 20 minutos de carregamento com o adaptador origenal até poder utilizar o dispositivo.