Em resposta às crescentes necessidades em matéria de saúde mental desencadeadas por emergências de saúde pública ou catástrofes naturais na Região Africana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está a trabalhar em estreita colaboração com os países para integrar a saúde mental e o apoio psicossocial em todas as etapas da resposta a emergências, com o objectivo de, até 2030, pelo menos 80% dos países disporem de sistemas funcionais de saúde mental e de apoio psicossocial.
Os progressos na luta contra o paludismo na Região Africana abrandaram significativamente, tendo o número de casos diminuído apenas 5% desde 2015 e a mortalidade 16%, muito aquém da meta de redução de 75% que deveria ter sido alcançada até 2025. Sem uma intensificação dos esforços, a Região corre o risco de não atingir as metas para 2030 estabelecidas no âmbito da Estratégia Técnica Mundial para o Paludismo.
Os ministros da saúde africanos e os parceiros apelam a um maior investimento em serviços de saúde integrados para fazer face ao peso crescente das doenças graves não transmissíveis (DNT), em especial as que afectam as mulheres e as populações mal servidas da Região.
Os ministros africanos da saúde e os parceiros mundiais reunidos na septuagésima quinta sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África comprometeram-se hoje a tomar medidas mais firmes para acelerar o fabrico local de medicamentos e produtos médicos, a fim de garantir a autossuficiência.
Os ministros da saúde africanos adoptaram hoje uma estratégia regional crucial para fortalecer e integrar completamente os serviços de reabilitação nos sistemas de saúde pública em toda a Região até 2035.
Os ministros da Saúde africanos reunidos hoje no Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África adoptaram um quadro fundamental para acelerar os esforços no combate às doenças orais, que afectam cerca de 42% da população da Região.
Abuja – Os líderes da saúde, os decisores políticos e os parceiros de desenvolvimento da África inteira renovaram o seu compromisso no sentido de acelerar a execução da Estratégia PEN-Plus de modo a expandir consideravelmente o acesso aos cuidados de saúde para as doenças não transmissíveis (DNT) graves.
The World Health Organization (WHO) Executive Board today appointed Professor Mohamed Yakub Janabi as Regional Director of WHO African Region following his nomination during a Special Session of the WHO Regional Committee for Africa held on 18 May 2025 in Geneva, Switzerland.