Funcionalidades de privacidade de aplicações nos produtos da Apple
A Apple disponibiliza definições, funcionalidades e controlos para ajudar a rever e gerir os dados que partilha com as aplicações.
Rever e atualizar definições de privacidade de aplicações em dispositivos Apple
As definições de privacidade no dispositivo foram concebidas para lhe dar todo o controlo sobre os seus dados. Por exemplo, pode permitir que uma aplicação de redes sociais use a câmara para que possa tirar fotografias e carregar imagens para essa aplicação. Se o seu dispositivo tiver sido configurado por outra pessoa ou se alguém tiver tido acesso ao dispositivo e souber o código, deve rever estas definições. É importante garantir que as definições não foram alteradas por essa pessoa.
Proceda de uma das seguintes formas:
No iPhone ou iPad: vá a Definições > Privacidade e segurança .
No Mac com o macOS 13 ou posterior: selecione o menu Apple , selecione Definições do Sistema e, depois, selecione “Privacidade e segurança” na barra lateral.
No Mac com o macOS 12 ou anterior: selecione o menu Apple , selecione Preferências do Sistema, selecione “Início de sessão e segurança” e, depois, clique em “Privacidade”.
Reveja a lista de tipos de dados (por exemplo, calendários, contactos, fotografias, lembretes, etc.).
Selecione um tipo de dados na lista para ver que aplicações no dispositivo lhe têm acesso.
As aplicações só aparecem na lista após pedirem permissão, e é possível conceder ou remover a permissão de qualquer aplicação que tenha pedido acesso. Também pode alterar o acesso a fotografias concedido às aplicações. Uma aplicação só pode usar o tipo de dados da definição se lhe tiver sido concedida permissão.
Nota: a alteração das definições de privacidade no dispositivo Apple só altera o acesso das aplicações aos dados. Se pretender alterar as definições de privacidade e segurança de uma aplicação de terceiros (aplicações criadas por empresas que não a Apple), tem de iniciar sessão na conta dessa entidade (através da aplicação ou de um navegador) e atualizar aí as definições.
Usar a transparência no seguimento por aplicações
A transparência no seguimento por aplicações permite-lhe decidir se uma aplicação pode seguir a sua atividade em aplicações de outras empresas e sites. Pode retirar as permissões de seguimento da sua atividade em qualquer altura. Se desativar a opção “Permitir pedidos de seguimento das aplicações”, não recebe pedidos de aplicações que pretendem seguir a sua atividade. Cada aplicação que peça permissão para seguir a atividade enquanto esta definição estiver desativada é tratada como se tivesse sido selecionada a opção “Pedir à aplicação para não seguir”.
Proceda de uma das seguintes formas:
No iPhone ou iPad: vá a Definições > Privacidade e segurança > Seguimento e, depois, desative “Permitir pedidos de seguimento das aplicações”.
Na Apple TV: vá a Definições > Geral > Privacidade e segurança > Seguimento e, depois, desative “Permitir pedidos de seguimento das aplicações”.
Ver de que forma as aplicações acedem aos seus dados com o relatório de privacidade das aplicações
Se tiver motivos para acreditar que uma pessoa próxima de si instalou aplicações no seu iPhone ou iPad sem a sua permissão – ou que alterou as definições de aplicações que tem instaladas –, pode ativar o relatório de privacidade das aplicações.
Obterá informação detalhada sobre a frequência com que cada aplicação acede aos seus dados, como a localização, a câmara e o microfone.
Vá a Definições > Privacidade e segurança.
Desloque-se para baixo e toque em “Relatório de privacidade das aplicações”.
Ative “Relatório de privacidade das aplicações”.
Pode desativar o relatório de privacidade das aplicações em qualquer altura em Definições > Privacidade e segurança > Relatório de privacidade das aplicações. Com a desativação, os dados do relatório também são eliminados do dispositivo.
Nota: o relatório de privacidade das aplicações só começa a recolher informação após ser ativado, por isso a informação pode demorar algum tempo a aparecer. Verá mais informação à medida que for usando as aplicações no seu dispositivo. Os dados do relatório de privacidade das aplicações são cifrados e armazenados apenas no seu dispositivo. O relatório mostra quantas vezes (e quando) uma aplicação acedeu a dados confidenciais de teor pessoal ou aos sensores dos dispositivos nos últimos 7 dias. Pode tocar em cada aplicação e tipo de dados para obter mais informação.